Dicas de desenho - Você é um escravo da borracha??
Uma coisa que fazia muito quando comecei desenhar e vejo que esse é um problema de todo iniciante, era usar muito a borracha. Além de danificar o papel, você vai perceber que passa mais tempo apagando do que desenhando realmente.
Sim, se você é daqueles que traça uma linha e logo a apaga pra fazer de novo, você é um escravo da borracha.
Quando estamos esboçando um desenho, usamos linhas para nos guiar, e assim achar a posição correta dos elementos dentro da composição. Se você usa muito a borracha, acaba perdendo suas referências, e passa muito tempo na fase do esboço, que deveria ser um processo rápido.
Aprenda trabalhar seus traços preliminares de forma suave, se precisar mudar algo de lugar você pode fazer por cima do primeiro traço. Aos poucos vai reforçando os traços que já estão prontos.
Conforme vai finalizando o esboço vai perceber que os traços preliminares aos poucos vão sumindo e dando lugar aos traços que realmente importam. Quer um dica valiosa? Rique bastante não tenha medo de usar o lápis.
É no fim da etapa de esboço que a borracha entra em ação, para limpar o desenho e deixar somente os traços que realmente interessam. Se você vem desde o inicio trabalhando com traços suaves e leves vai perceber que é muito mais fácil limpar o desenho. Com isso vai danificar menos o papel e perder menos tempo apagando coisas.
Um bom exercício para aprender usar menos a borracha e confiar mais no seu traço, é desenhar com caneta esferográfica. Dessa do tipo bic. Muitas pessoas nem imaginam a quantidade de efeitos e texturas que podemos conseguir com esse tipo de caneta, apenas mudando a pressão, ou a direção. E o melhor de tudo como não tem como ficar apagando você vai aprender concertar o traço sem o usa a borracha.

